CENÁRIO  

Todos os processos produtivos da empresa Braskem possuem seu detalhamento documentado, porém o acesso a esses arquivos não era tão simples. Os integrantes tinham certa dificuldade para encontrar documentos na rede interna, além de ter uma atualização difícil pois os materiais não eram unificados. Esta questão também foi apontada pelo Auditor como uma necessidade urgente de melhoria.

DESAFIOS

Criar um arquivo que simule um sistema de acesso aos processos internos, com layout institucional e menus intuitivos para visualizar, de forma rápida e prática, todos os descritivos dos procedimentos internos da planta. Além disso, o arquivo deveria ser leve e rodar em qualquer uma das máquinas dos integrantes, sem a necessidade de instalar novos sistemas.

AÇÕES

  • Reuniões para definir a melhor estrutura do menu de acesso e os documentos disponibilizados; 
  • Estudo da tecnologia mais adequada para suprir a demanda;
  • Estruturação do arquivo em sistema disponível em todos os computadores, com atenção especial à acessibilidade;
  • Desenvolvimento dos descritivos, fluxogramas e organização dos materiais.

Especial preocupação com os integrantes 

O time da KB!, em parceria com o cliente, direcionou 100% a atenção aos integrantes. O objetivo era criar um arquivo complexo, mas, ao mesmo tempo, simples para acessar aos documentos, utilizando uma linguagem clara e objetiva, com visual clean e total usabilidade.

RESULTADOS

O resultado foi apresentado às áreas e avaliado como prático e acessível, de fácil utilização e visual amigável. Todos os descritivos dos procedimentos internos da planta estão contemplados nesse material que, mesmo complexo, é leve e de fácil acesso em qualquer computador. Além de otimizar o dia a dia dos integrantes da empresa, o arquivo foi avaliado pelo Auditor dias após a implantação e os gerentes receberam elogios pelo projeto.